IE9: 2,3 milhões de downloads e liberação via Windows Update

Navegador foi baixado mais de 2 milhões de vezes em seu primeiro dia de vida. Atualização via Windows Update começa na semana que vem.

A Microsoft comemora. Após um ano trabalhando duro em cima do Internet Explorer 9, na madrugada de segunda para terça (pelo horário de Brasília) a empresa lançou a versão final do navegador, com visual reformulado, recursos inovadores e complacência com padrões web.
No primeiro dia disponível ao público, o IE9 foi baixado, segundo a Microsoft, 2,35 milhões de vezes. Isso significa cerca de 27 downloads por segundo, um número bastante expressivo. Apesar disso, o IE9 ainda ficou longe do recurso mundial de downloads nas primeiras 24 horas, pertencente ao Firefox 3 que, em 2008, foi baixado mais de 8 milhões de vezes no dia de seu lançamento. Na época, a Mozilla organizou uma grande campanha para catapultar a quantidade de downloads. Funcionou — e funcionou bem!

É importante notar que, até o momento, todos os downloads realizados do IE9 foram feitos diretamente pelo site oficial. Via Windows Update, que é a forma pela qual muitos preferem atualizar o navegador, o download ainda não foi disponibilizado. A Microsoft avisou, pelo Twitter, a data para tal: 21 de março, próxima segunda-feira. Será o começo da distribuição, que dependendo da localização e idioma dos usuários, pode demorar um pouco mais para aparecer.

O IE9 via Windows Update surgirá como uma atualização “importante”, o que significa que dependerá da ação do usuário para ser baixado e instalado. A nova versão é fortemente recomendada a todos, já que os ganhos em desempenho em relação à oitava versão são grandes.

Caso não queira esperar, basta baixar o instalador e proceder por conta própria.